Integração

Um dos primeiros passos ao utilizar o Plamoon envolve garantir o acesso aos dados necessários à operação.

Muitas vezes a disponibilização desses dados depende de integração de software.

Fontes de dados

O Plamoon pode enviar e receber dados de diversos sistemas remotos.

  • Equipamentos podem comunicar-se diretamente com o Plamoon através do módulo gateway. Neste caso, cada modelo de equipamento requer a implementação do protocolo de comunicação que geralmente é descrito em documentos fornecidos pelo fabricante. Consulte os modelos suportados. No equipamento configura-se o IP e PORTA do servidor fornecido pelo administrador da rede e o ID DE COMUNICAÇÃO configurado no perfil do equipamento. Dados de telemetria são sempre identificados através do cadastro de Equipamentos.

  • Os equipamentos podem comunicar-se com sistemas de terceiros, onde o Plamoon pode realizar a busca dos dados. Neste caso a integração geralmente é feita através da criação de uma interface de Contas. O fornecedor terceiro provê uma documentação de integração (normalmente por serviços web) onde após a implementação e atualização, o Plamoon passa a consumir de forma periódica para sincronizar as informações.

  • Também pode haver a preferência pelo sistema terceiro realizar o envio dos dados ao Plamoon. Neste caso o Plamoon disponibiliza um Serviço Web padronizado. Também podem ser criadas novas interfaces do serviço web para a recepção de dados que já possuem algum padrão, para casos que exijam reaproveitamento da infraestrutura.

  • A Plamoon disponibiliza aplicativos que podem ser usados na operação temporáriamente suprindo a necessidade ou dispensando integrações.

A criação e implementação de recursos requer tempo de desenvolvimento.

Primeiros Passos